Cooperativas são sociedades de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer seus objetivos econômicos e sociais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. É um modelo de negócio sustentável, alicerçado em princípios e valores que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O cooperativismo existe, oficialmente desde, 1844, iniciando com uma cooperativa de consumo, em Rochdale, na Inglaterra – a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. No Brasil, chegou em 1889 por meio de 2 cooperativas: uma delas em Minas Gerais e outra em Blumenau, na localidade hoje município de Rio dos Cedros.

Iniciou com 28 pessoas em 1844 e hoje congrega mais de 1 bilhão de cooperados no mundo, sendo 12 milhões no Brasil e 2  milhões de cooperados em Santa Catarina.

O cooperativismo se organiza em ramos de atividades e um deles é o ramo habitacional, cujo objetivo é viabilizar moradias ao preço de custo aos cooperados, visto que uma cooperativa tem o objetivo de eliminar os intermediários, fatores geradores de lucro, entre os cooperados e o o empreendimento.

No Brasil, há mais de 280 cooperativas habitacionais, congregando aproximadamente 125.000 cooperados.

E com esse genuíno objetivo, foi constituída a Cooperativa Habitacional do Vale do Itajaí – COOHABIT, no dia 15/02/2008. Uma sexta-feira muito especial. O dia mais importante, onde 21 sócios fundadores se reuniram para dar vida à Coohabit, um sonho de longa data.

O primeiro empreendimento foi entregue aos cooperados no dia 28/07/2016 – o Residencial Luigi Luzzatti, localizado em Blumenau, na Rua Joaquina Vanzuita, no bairro Salto Wessbach.

Em 2017, a COOHABIT iniciou o segundo empreendimento cooperativo – Residencial Fourier, em Blumenau, na rua Teófilo Otoni, bairro Vila Nova.